3 fatores que impactam na produtividade no campo

Compartilhar esse post:

Tempo de leitura: 2 minutos
Gabriela Cunha
Inovação

Data

Trabalhar de maneira eficaz e com produtividade: esse é um dos desafios diários do produtor e uma das maneiras de se destacar no mercado e faturar mais – ou seja, usar menos recursos e, ainda assim, aumentar os lucros.

Quando falamos em produtividade no campo, consideramos o uso dos recursos de maneira eficaz, como por exemplo o uso do próprio solo, da água e dos insumos biológicos. 

Ou seja, a produtividade não diz respeito somente a “colher mais em menos tempo” (apesar de que isso também é uma verdade) mas sim, de usar menos e melhor os recursos naturais para produzir com eficiência e qualidade, garantindo segurança para o consumidor e lucro para o produtor. 

Mas como fazer isso? Como ser mais produtivo no campo? Fique neste artigo até o final que vamos te mostrar 3 fatores que impactam diretamente na produtividade no campo e que você pode implantar em suas culturas.  

1. Aderir às novas tecnologias

No campo, as novas tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço, sobretudo pelas vantagens que oferecem ao produtor, como o ganho em produtividade. 

O uso de tecnologias e outras inovações no campo não é mais uma projeção para o futuro, mas sim, uma realidade para muitos produtores que já utilizam ferramentas como softwares de gestão, drones, QR Codes, máquinas automatizadas e outras.

Com o uso das novas tecnologias e inovações é possível otimizar tempo e aumentar a produtividade, fazendo com que o trabalho no campo seja mais vantajoso e aumente os ganhos dos produtores.

2. Agricultura de precisão

De acordo com o Departamento Técnico do Sistema Famasul, os produtores que utilizam a agricultura de precisão em suas culturas, têm um aumento de 29% na produtividade no campo. 

Chamamos de agricultura de precisão o uso de tecnologias que atuam no monitoramento e nas análises de dados relacionados às atividades no campo. Através desse tipo de atividade,  as decisões podem ser tomadas de forma mais precisa e assertiva, já que é possível fazer análises baseadas em dados e informações reais. 

Ao tomar decisões assertivas, a produtividade no campo aumenta, já que passa a haver menos desperdício de insumos, mais controle dos processos e uma “inteligência” aplicada nas atividades, que faze com que seja produzido mais, utilizando menos! 

3. Agricultura regenerativa

Regenerar os recursos naturais restaurando a saúde do solo, da água e dos ecossistemas, enquanto há produção em um determinado local: assim pode ser definida a agricultura regenerativa, que além de muito vantajosa para o produtor e para a natureza, é uma maneira de tornar o trabalho no campo mais produtivo. 

Quando o produtor investe na agricultura regenerativa, ele cuida do solo e permite que suas plantações sejam feitas em áreas mais “saudáveis”. Ao mesmo tempo que o solo é regenerado, as culturas seguem sendo cuidadas.

Esse tipo de agricultura faz com que as plantas cresçam mais fortes e saudáveis, além de evitar o uso de produtos químicos para combater pragas (já que o solo estará melhor e com menos chances de ser infectado). Ou seja: implantar a agricultura regenerativa faz com que a produtividade aumente no campo, junto com a qualidade do solo e das colheitas. 

Agora é com você, produtor! Comece a implantar em suas culturas essas atividades que passamos aqui, e observe a produtividade aumentar em sua lavoura! Comente aqui com a gente se esse artigo te ajudou. 

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Compartilhar esse post:

Posts relacionados