17 milhões de hectares: essa é a área estimada que já se encontra no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil. Esse sistema, como o próprio nome diz, busca integrar as diferentes atividades em prol da sustentabilidade e eficiência da produção.
Esse dado que trouxemos é da Rede ILPF e diz respeito ao levantamento feito em 2022. Isso significa que hoje a área deve ser ainda maior e contar com mais tecnologia para a realização das atividades integradas.
Mas afinal, do que se trata exatamente o ILPF e o que esse sistema tem a ver com a sustentabilidade no campo? É isso que vamos te apresentar neste artigo! Leia até o fim para entender.
O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
Integrar o cultivo agrícola com a criação de animais e o plantio de árvores é uma atividade que gerou o sistema apelidado com as siglas ILPF.
Esse conceito diz respeito a um sistema de produção que une as atividades de lavoura, da pecuária e das florestas (neste caso, o plantio de árvores) em uma mesma área, permitindo a utilização mais eficiente do solo.
Além de promover a sustentabilidade do solo, o aumento da biodiversidade e até mesmo a produtividade no campo, a ILPF possibilita a diversificação das atividades econômicas para o produtor, já que ele pode cultivar seus grãos, cuidar de seus animais e ainda trabalhar com árvores frutíferas, possuindo cada vez mais alternativas para a comercialização.
Podemos compreender então que a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma inovação no campo. Mesmo não utilizando a tecnologia para se enquadrar neste conceito, a atividade é inovadora por conta da gestão integrada e o uso eficiente dos recursos naturais.
Sustentabilidade com a ILPF
Entre as vantagens da implantação da ILPF, a sustentabilidade ocupa um espaço importante. Isso porque a diversidade dos cultivos nas mesmas áreas – ou nas áreas integradas – contribui para a melhoria do solo, além de favorecer a recuperação de áreas degradadas e proteger a biodiversidade.
Outro fator que influencia diretamente na sustentabilidade é a diminuição do uso de insumos químicos. A integração das atividades cria um ambiente mais equilibrado e um solo mais saudável para as plantas, sobretudo por conta da ciclagem dos nutrientes, redução de pragas e a adubagem natural (feita com os dejetos dos animais).
Quando falamos desta integração, também podemos associar a rotação de culturas que diz respeito ao “rodízio” das plantações em um mesmo local, para que o solo fique mais saudável. Já temos artigo aqui no blog falando sobre esse conceito, e dentro da ILPF, essa prática aumenta a eficiência do bom uso do solo.
Ainda existem outras vantagens em integrar a lavoura com a pecuária e as florestas, mas neste artigo nós quisemos que você, produtor, compreendesse a importância de implementar esse sistema em sua propriedade.
Ainda que a implantação da ILPF exija planejamento e análises criteriosas da propriedade é um investimento que vale a pena para o produtor e para a própria saúde e progresso da lavoura. Se você é produtor ou profissional técnico e quer conhecer mais sobre esse sistema, assista ou ouça o episódio #004 do Kultive Cast clicando aqui!