A inovação tecnológica é uma tendência no agronegócio e cada vez mais os produtores têm investido em novas tecnologias para melhorar a eficiência, produtividade e mesmo os lucros no campo. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Brasília (UnB) comprova isso: segundo ela, 95% dos produtores rurais já usam algum tipo de tecnologia em suas culturas.
Dentro desse número podemos considerar os grandes e médios produtores, mas também os pequenos. Afinal de contas, os pequenos produtores também precisam se atualizar, investir em novas tecnologias e acompanhar as tendências.
Como já sabemos, a agricultura brasileira é muito competitiva e por isso o pequeno produtor não pode “se dar ao luxo” de parar no tempo e manter seu trabalho como sempre foi, sem investir em tecnologias modernas e inovações que os grandes já estão implantando.
Ou seja, se você, pequeno produtor, não modernizar seu trabalho no campo, é provável que dentro de poucos anos você fique para trás.
Neste artigo vamos te mostrar porque é necessário inovar, e como começar!
Mercado competitivo
Como já foi pontuado alguns parágrafos acima, o mercado do agronegócio no Brasil é altamente competitivo e, por isso, quem produz mais – e melhor, claro – sai na frente.
Quando falamos em produzir mais e melhor, falamos também no uso das novas tecnologias, que impulsionam a produtividade e a precisão nos trabalhos do campo. Aqui no blog da Kultive temos abordado muito o tema de que as tecnologias são essenciais para agilizar os processos e trazer qualidade.
Essas novas tecnologias não dizem respeito somente a maquinários, mas também à inovações que vem antes e que representam uma estratégia maior. É o caso da agricultura regenerativa, da agricultura de precisão e até mesmo de conceitos como a biotecnologia.
Ou seja, são inúmeras as formas de aplicar tecnologia moderna no campo e o produtor precisa estar atento à essas inovações, sobretudo quando o assunto é competitividade: para sair na frente de tantos concorrentes é preciso produzir mais, melhor e de forma mais eficaz.
Acesso a novos mercados
O pequeno produtor também tem o direito e a capacidade de acessar novos mercados, sobretudo se utilizar as inovações tecnológicas em suas culturas. Esses mercados podem ser internos e nacionais, ou mesmo externos.
Hoje já existem países, por exemplo, que exigem que o produtor que deseja exportar seus produtos, tenha tecnologias de rastreamento via QR Code, que faz controle via satélite e a gestão por meio de aplicativos. Ou seja, é uma série de exigências tecnológicas que dão abertura para que o produtor venda seus produtos a outros mercados para além daqueles que está acostumado (e que são menores).
Além disso, a própria produtividade que citamos acima, também é fator decisivo e importante na abertura a novos mercados, já que o pequeno produtor que ainda não tem as tecnologias ideais em suas plantações, nem sempre consegue atender demandas de mercados maiores. Com a implantação das tecnologias, isso se torna possível.
E é claro que, como consequência do aumento da produtividade e do acesso a novos mercados, o produtor aumenta seus lucros.
Tecnologias acessíveis ao pequeno produtor
Agora que você já viu que vale a pena investir em tecnologias no campo mesmo sendo um pequeno produtor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a implantar as inovações em sua cultura.
E não pense que o fato de você ser um pequeno produtor te impede ou te limita de acessar as tecnologias: as mesmas ferramentas acessíveis para os grandes e médios, também estão acessíveis para o pequeno produtor.
E como já destacamos neste artigo, as tecnologias não são apenas maquinários, mas também dizem respeito ao manejo biológico, irrigação inteligente, agricultura regenerativa, agricultura de precisão, softwares de gestão e muito mais. Tudo isso pode aumentar a produção e reduzir custos, mesmo em pequenas propriedades.
Na prática, o pequeno produtor precisa entender que aplicar tecnologias no campo não é algo que está sendo projetado para o futuro, mas sim, uma necessidade urgente para que esses profissionais também tenham participação ativa no mercado e se destaquem dentro de suas propriedades. Se você é um pequeno produtor e ainda tem dúvidas de como começar a implantar tecnologias no campo, entre em contato com a gente! Nossa equipe pode conversar com você, entender sua situação e te orientar.