Utilizando menos e produzindo mais: conheça a agricultura de precisão 

Compartilhar esse post:

Tempo de leitura: 3 minutos
Gabriela Cunha
Inovação

Data

29% de aumento na produtividade no campo: esse é o número estimado pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul para os agricultores que utilizam a agricultura de precisão em suas culturas.

Além desse dado, o departamento também estima que, ao utilizar a agricultura de precisão, há uma economia de cerca de 23% no uso de insumos. 

Mas afinal, do que se trata esse tipo de agricultura? Em resumo, trata-se do uso de tecnologias que atuam no monitoramento e análise de dados relacionados às atividades na lavoura, para auxiliar na tomada de decisões assertivas e precisas. 

Através da agricultura de precisão é feita a pulverização localizada – clique aqui para ler nosso artigo sobre essa técnica – aplicando fertilizantes apenas em pontos onde há real necessidade, além de outras aplicações, como a irrigação e até mesmo o plantio. Ou seja, por meio da tecnologia, a agricultura de precisão auxilia na realização de atividades mais precisas e eficazes. 

Vantagens da agricultura de precisão

Como o próprio nome sugere, o uso de técnicas que estão dentro da agricultura de precisão fazem com que as atividades na lavoura sejam mais precisas. Isso garante qualidade, produtividade, eficiência e mais lucros para o produtor. 

Quando as atividades são feitas de forma precisa, há também menos desperdício de insumos e mais controle sobre todos os processos. Ou seja, há uma “inteligência” no uso de técnicas que estão dentro desse tipo de agricultura e por meio dela, o  produtor garante muitas vantagens. 

Se você acompanha o blog da Kultive, sabe que nós incentivamos o uso das tecnologias em favor do produtor e da lavoura. Por isso, quando falamos em agricultura de precisão e das vantagens que ela traz no campo, também estamos falando sobre um modelo de negócio favorável para todos, já que traz tantos benefícios. 

Utilizando as tecnologias da maneira correta dentro da agricultura de precisão, acontece no campo aquilo que está no título deste artigo: o produtor utiliza menos insumos, sementes e até menos água, por exemplo, mas produz ainda mais e com mais eficiência. 

O resultado final é uma entrega de mais qualidade, que vai gerar mais lucro para  o produtor! 

Tecnologias e ferramentas da agricultura de precisão

Que a agricultura de precisão se utiliza de ferramentas tecnológicas para garantir mais eficiência e produtividade no campo, você já entendeu. Mas afinal, quais são essas ferramentas e como elas atuam nas lavouras? 

São diversas as ferramentas que podem ser utilizadas neste tipo de agricultura, começando pela pulverização localizada que consiste em aplicar os defensivos agrícolas em pontos onde há real necessidade. Essa técnica se utiliza  de sensores, inteligência artificial e câmeras que identificam em tempo real a presença das pragas e ervas daninhas exatamente nos locais em que se encontram, para que a pulverização seja feita de forma localizada. 

As imagens de satélite também são utilizadas neste tipo de agricultura, e elas servem para monitorar tanto o estado em que se encontra a vegetação no local das plantações, quanto outras questões, como pontos de estresse hídrico e até mesmo a saúde das plantas. Com as novas tecnologias, as imagens de satélite chegam de forma mais eficiente para o produtor, que toma decisões mais assertivas por meio delas. 

Outra tecnologia que está dentro da agricultura de precisão são os drones. Eles capturam imagens aéreas que auxiliam no diagnóstico rápido de pontos em que existem doenças e pragas. Com essa tecnologia, assim como nas imagens de satélite, o produtor tem acesso a imagens que mostram pontos específicos, podendo agir de forma eficaz.

Existe ainda o GPS agrícola, que atua  igual a um GPS convencional, mas voltado à orientar e automatizar máquinas agrícolas, como colheitadeiras e tratores, por exemplo. Com ele, há maior precisão nas operações no campo. 

Os softwares de análise de dados também são fundamentais na agricultura de precisão, já que, ao analisarem dados a respeito daquela lavoura, oferecem ao produtor a possibilidade de ajustes e tomadas de decisões certeiras.

Dentre tantas ferramentas e tecnologias que podem ser exploradas na agricultura de precisão, o mais importante é que o conceito e a abordagem “precisa” sejam compreendidos e aplicados cada vez mais nas lavouras. 

Se essa modalidade oferece mais produtividade, rentabilidade e uma melhor saúde para as culturas, a Kultive apoia!

Quer conhecer mais sobre o mundo da agricultura e das inovações tecnológicas no campo? Então clique aqui e acesse nosso blog. 

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Compartilhar esse post:

Posts relacionados