A nova economia e o futuro profissional no agro

Compartilhar esse post:

Tempo de leitura: 2 minutos
Kultive Futuro
Inovação

Data

Por: Josi Prado

Quem fala que o futuro tecnológico está próximo de acontecer no Agro está enganado e atrasado em pelo menos uns 20 anos! O futuro tecnológico já aconteceu e podemos dizer que estamos caminhando além do Agro Digital, já estamos entrando no Agro Disruptivo (e até essa palavra já está ficando velha, mas ainda cabe)!

O mundo digital agora está consolidado, a tal era 4.0 já está acontecendo há décadas e assim como fala o famoso profissional da área de Marketing Walter Longo: “Quando uma ERA é nomeada é porque já passou”. Então por que todo esse burburinho em torno das palavras “Agricultura Digital”, “Big Data”, “Armazenamento em Nuvem”, “Inteligência Artificial”, “Modelos Preditivos”, “Iot”, etc?

Porque é agora de fato que esse conhecimento e principalmente as tecnologias envolvidas chegaram ao grande público, seja por meio de maior acesso à informação ou aquisição e uso massivo de tecnologias antes escassas. Mas também devido a um fato muito importante que impactou todos os setores e que você já está cansado de saber: A PANDEMIA.

Hoje até as empresas mais tradicionais entenderam a importância de se entrar para o mundo digital, incluindo as propriedades rurais. E o fato é que começou uma corrida no mercado de trabalho em busca de profissionais que “AINDA NEM EXISTEM”. Sim, esse é um momento crucial, onde empresas tem a oportunidade de galgar muitos degraus em relação à concorrência mesmo sendo mais novas e com menos recursos para investimento em equipe e estrutura. Por quê? Porque se elas se posicionarem mais rapidamente, criarem ou incorporarem uma solução digital que facilita ou resolve um problema na vida das pessoas, essas empresas crescerão exponencialmente!

Por isso que Peter H. Diamandis, pesquisador-empreendedor e fundador da Singularity University, já chama a nossa era de “Era da Economia Exponencial”. Mas aí é que está a grande sacada que venho te contar aqui! Não é só as empresas que têm essa grande oportunidade! Os profissionais HOJE possuem individualmente a mesma CHANCE de sair na frente e conquistar cargos com grandes possibilidades de remuneração e que “ainda não existem escolas que ensinam”.

Afinal se as empresas têm essa oportunidade, elas vão precisar de pessoas que saibam identificar essas oportunidades e acima de tudo agir, porque no fim das contas: EMPRESAS SÃO FEITAS DE PESSOAS. Mais do que esperar que os cargos que não existem apareçam, o profissional do futuro deve estar atento ao que está acontecendo no mercado e no mundo para COCRIAR o seu novo cargo ou função na empresa em que está ou buscar uma oportunidade melhor.

Empreender é a palavra da vez, seja como CNPJ ou até mesmo dentro da CLT, que muitas vezes é até bem mais rentável e seguro para quem não gosta de correr riscos.

E você, o que está fazendo hoje para acompanhar as mudanças da NOVA ECONOMIA?

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Inscreva-se na Kultive Newsletter

Se inscreva gratuitamente e receba por e-mail o resumo semanal de todo o conteúdo do ecossistema Kultive Futuro

Compartilhar esse post:

Posts relacionados